top of page

Projeto em parceria com instituição francesa é aprovado por duas agências de fomento

Atualizado: 18 de mai. de 2023

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) tem o prazer de anunciar novas parcerias com a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Embrapa CNPMF), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Centre de Coopération International en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), alcançadas pela Chamada CNPq/MCTI/CT-Biotec Nº 30/2022 e pelo projeto CAPES-COFECUB. O projeto, intitulado "Otimização do protocolo de edição de genoma em citros para melhoria de características agronômicas", será coordenado pelo professor Dr. Márcio Gilberto Cardoso Costa e pela pesquisadora Dra. Fabienne Micheli (UESC/Cirad), docente do Programa de Pós-graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM) da UESC desde 2002 e pesquisadora do Cirad.

O objetivo do projeto é unir equipes de pesquisa nacionais e internacionais para desenvolver uma pipeline de edição de genoma de citros visando o aprimoramento de características agronômicas relevantes para a citricultura a partir de genes previamente selecionados pelos pesquisadores das equipes participantes. Além disso, serão desenvolvidas atividades de disseminação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação, buscando alcançar profissionais em diversos níveis da sociedade, como professores, pesquisadores, técnicos, profissionais da área agronômica/agrícola e estudantes de diferentes níveis.

O projeto terá o suporte de vários pesquisadores/docentes do núcleo permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (Nota 5) da UESC, bem como a participação de Pós-docs, doutores, técnicos, alunos de mestrado e doutorado de instituições brasileiras e francesas. Ao final do projeto, espera-se estabelecer um protocolo "padrão" para a edição de genoma de citros e divulgar o conhecimento sobre o tema para diversos setores da sociedade. Os resultados serão discutidos em relatórios, artigos acadêmicos e apresentados em eventos, e espaços formais e informais.

Este projeto exemplifica o compromisso da UESC com a excelência acadêmica e o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, além de representar uma oportunidade para a universidade colaborar internacionalmente com a instituição francesa e contribuir para o avanço da pesquisa educacional em todo o mundo.



Membros da equipe:

Pesquisadora Dr.ª Fabienne Micheli (UESC/Cirad)

Prof. Dr. Marcio Gilberto Cardoso Costa (UESC)

Prof. Dr. Carlos Priminho Pirovani (UESC)

Prof.ª Dr.ª Fátima Cerqueira Alvim (UESC)

Pesquisadora Dr.ª Claudia Fortes Ferreira (Embrapa CNPMF)

Prof. Dr. Abelmon da Silva Gesteira (Embrapa CNPMF)

Prof. Dr. Tiago Antônio de Oliveira Mendes (UFV)

Pesquisador Dr. Dominique Dambier (Cirad)

Engenheira Anne-Cécile Meunier (Cirad)

Engenheira Céline Georget (Cirad/INRAE)

Mestranda Bianca Cristina Carvalho Reis (UFV)

Dr.ª Natasha Santos Lopes (UESC)





108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EDITAL UESC No 207/2023 PDSE/CAPES

SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR – PDSE/CAPES SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR – PDSE/CA

Comments


bottom of page