CONVÊNIOS INTERNACIONAIS
Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (Cirad), França
A UESC e o Cirad assinaram um convenio de cooperação em 2002 (convenio de cooperação cientifica n° 025/2002/UESC) relacionado com a tematica “Estudo da interação cacau-Moniliophthora perniciosa” no qual uma pesquisadora do CIRAD (Dra Fabienne Micheli) é cedida a UESC em tempo integral. Este convênio foi ampliado em 2004 à tematica “Estudo da interação seringueira-Microcyclus ulei” com a cessão do Dr. Dominique Garcia (CIRAD) a UESC (até 2010). Essas duas colaborações obtiveram excelentes resultados a nivel cientifico, em termo de valorização destes na forma de publicações científicas e participações em congressos, mas também em termo de orientação de estudantes de Mestrado e Doutorado (os Dr Fabienne Micheli e Dominique Garcia são membros do núcleo permanente e colaborador, respectivamente, do PPGGBM). É importante ressaltar que o convenio UESC-Cirad também permitiu a aproximação e assinatura de um convenio de cooperação entre a Ceplac e o Cirad, em 2004, em relação com a tematica “Genética molecular da interação cacau-M. perniciosa”. O convenio Ceplac-Cirad conta com um pesquisador do Cirad, Dr. Didier Clement (Colaborador do PPGGBM) lotado na Ceplac desde 2004.
Foram beneficiados por esse convênio os seguintes discentes e docentes:
-
Dra. Karina Peres Gramacho (Ceplac) – 2003 – 2 meses – Preparação do Convenio Cirad-Ceplac.
-
Dr. Abelmon da Silva Gesteira (UESC) – 2004 – 2 meses – Desenvolvimento de macroarranjos e screening de bibliotecas BAC de cacau.
-
Prof. Julio Cézar de Mattos Cascardo (UESC) – 2004 – 2 meses – Participação ao projeto Genoscope coordenado pela Prof. Claire Lanaud (Cirad).
-
Dra. Karina Peres Gramacho (Ceplac) – 2004 – 2 meses – Participação ao projeto Genoscope coordenado pela Prof. Claire Lanaud (Cirad).
-
Geruza de Oliveira Ceita (mestranda PPG-GBM) – 2004 – 2 meses – Iniciação a tecnica de hibridação in situ em cacau.
-
Dra. Cristina Pungartnik (UESC) – 2009 – 2 meses – iniciação a tecnica de microscopia em tempo real aplicada a fungos.
-
Rogério Mercês Ferreira Santos (doutorando PPG-GBM) – 2009 – 8 meses – Genética molecular e seleção assistida por marcadores em cacau.
-
Kaleandra Freitas Sena (doutoranda PPG-GBM) – 2010 – 2 meses – Hibridação in situ de genes de cacau.
-
Kaleandra Freitas Sena (doutoranda PPG-GBM) – 2011– 3 meses – Histologia molecular de cacau.
-
Daniela Martins Koop (doutoranda PPG-GBM) – 2011– 3 meses – Biologia molecular da interação seringueira-Microcyclus ulei.
A UESC e a ALMIRANTE CACAU, AGRÍCOLA, COMÉRCIO E EXPORTAÇÃO LTDA., pertencente a empresa MARS Incorporated, firmaram recentemente um convênio regulamentando estágios de discentes da UESC, e do PPGGBM, na ALMIRANTE CACAU, com a possibilidade de concessão de bolsas de estudo.
Foram beneficiados por esse convênio os seguintes discentes:
-
Dandara Bispo Oliveira (mestranda do PPGGBM no período de 11/2021 a 04/2024): bolsa de estudos e infraestrutura para a pesquisa
-
Jacimara Santos Rodrigues (mestranda do PPGGBM no período de 03/2021 a 06/2023): infraesrutura para a pesquisa
-
Cristiano Villela Dias (doutorando PPG-GBM no período de 2007 a 2012): bolsa de estudo
-
Cristiano Tiago Silva de Santana (mestrando PPG-GBM o período de 2010 a 2012): bolsa de estudo