top of page

BioVirLab da UESC conquista reconhecimento nacional e internacional com dois prêmios em eventos científicos de destaque

Foto do escritor: Pos-Graduacao Genetica Biologia MolecularPos-Graduacao Genetica Biologia Molecular

O Laboratório de Bioinformática de Vírus (BioVirLab) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), liderado pelo professor Dr. Eric Roberto Guimarães Rocha Aguiar do Departamento de Engenharias e Computação, obteve reconhecimento significativo no âmbito da genética de fungos e Virologia. Discentes do BiovirLab foram agraciados com dois prêmios de destaque em eventos nacionais e internacionais. Tal destaque reflete a excelência da pesquisa desenvolvida na instituição e o impacto de seus estudos na comunidade científica. Um resultado da ampla gama de especialistas tanto do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular quanto do Programa de Modelagem Computacional, incluindo ainda discentes dos cursos de Biomedicina e Ciência da Computação da Uesc, inovando na pesquisa de temas de importância para a nossa região rica em biodiversidade.


Discente do PPGGBM Sabrina Santana no IMC12 - em Maastricht, Holanda.


No 12º Congresso Internacional de Micologia (IMC12), realizado de 11 a 15 de agosto de 2024 em Maastricht, Holanda, a doutoranda Sabrina Ferreira de Santana, do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, foi premiada por seu pôster intitulado “Characterization of RNAi Core Genes and Its Small RNA Products in the Fungus Domesticated by Leafcutter Ants”. Sob a orientação do Prof. Dr. Eric Roberto Guimarães Rocha Aguiar. A pesquisa revelou mecanismos cruciais de interferência por RNA (RNAi) no fungo Leucoagaricus gongylophorus, essencial para as colônias de formigas cortadeiras. O estudo realizado durante seu doutorado Sanduíche em colaboração com a Universidade de Copenhagen trouxe à tona a importância do RNAi na defesa antiviral do fungo, destacando as interações simbióticas que garantem o equilíbrio das colônias de formigas.

  Discente João Pedro Nunes (à esquerda), primeiro autor do trabalho "The virome of cocoa fermentation-associated Microorganisms", e trabalho apresentado no CBV por Sabrina Santana (à direita).


Já no cenário nacional, o trabalho "The virome of cocoa fermentation-associated Microorganisms", desenvolvido por João Pedro Nunes Santos, finalizando a graduação em Biomedicina pela Uesc, foi premiado como o melhor pôster na categoria de Virologia de Plantas e Invertebrados no 35º Congresso Brasileiro de Virologia (CBV) realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 2 e 5 de outubro deste ano. Este trabalho, apresentado por Sabrina Ferreira de Santana, investiga o viroma associado aos organismos da fermentação do cacau e o que isso pode resultar, sendo um trabalho pioneiro na identificação de vírus que podem impactar a fermentação das amêndoas do cacau e, consequentemente, o sabor final do produto (link para o artigo científico: https://www.mdpi.com/1999-4915/16/8/1226). O CBV é o mais importante encontro de virologia no Brasil, promovendo o intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais e, contribuindo para o avanço da ciência e a formação de novos profissionais atualizados e críticos sobre a ciência que se faz atualmente.

Os prêmios conquistados reforçam a relevância das pesquisas realizadas no BioVirLab e na Uesc e ressaltam a contribuição da universidade para o desenvolvimento científico global e a solução de problemas.

 
 
 

Comments


bottom of page