PROJETOS PVE
1. Projeto CNPq-PVE Ciências sem fronteiras “OMIC insights on genotype/environment interaction to improve small citrus fruit quality”
Este projeto, iniciado no ano de 2012, propõe o desenvolvimento de uma rede internacional interativas para analisar a qualidade das tangerinas, usando abordagens OMICAs (transcriptômica, proteômica) e biotecnológicas, com foco na interação genótipo-ambiente. O projeto tem como parceiros a Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF, Bahia, Brazil), o Centre de Cooperation Internationale en Recherche Agronomique pour le Developpement (Cirad, France), a Universidade estadual de Santa Cruz (UESC), o Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias (IVIA, Spain), a Embrapa Informatica Agropecuaria (CNPTIA, Campinas, São Paulo, Brazil), e a Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS, Rio Grande do Sul, Brazil) . Ele é coordenado pelo Dr. Abelmon da Silva Gesteira (Embrapa CNPMF) e tem como Pesquisador Visitante Especial (PVE) o Dr. Patrick Ollitrault (Cirad/IVIA). Esta proposta tem o objetivo final de desenvolver analises economicas e científicas em relação com a qualidade dos frutos cítricos para otimizar os programas de melhoramento visando obtenção de frutos coloridos com alto conteúdo de açúcar e de baixa acidez, para atender a demanda dos consumidores e incentivar o desenvolvimento econômico e social sustentável em áreas tropicais.
2. Projeto CNPq-PVE Ciências sem fronteiras "Diversidade, mapeamento e identificação de genes de meloeiro envolvidos em resistência ao CMV e qualidade do fruto"
Neste projeto, objetiva-se descrever os níveis de resistência de variedades de melão (Cucumis melo) ao CMV (Cucumber Mosaic Virus), caracterizar a diversidade genética dessas variedades, analisar QTL relacionados com resistência ao CMV e qualidade do fruto, bem como identificar genes envolvidos em resistência e defesa da planta a essa doença. Os estudos incluem avaliações agronômicas em campo, genotipagem com marcadores moleculares e análise de expressão gênica diferenciada da interação melão-CMV. As instituições envolvidas possuem características complementares favoráveis à experimentação de campo e análises químicas do fruto (Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, Mossoró), a experiência em genética, proteômica, citogenética e fisiologia (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Ilhéus), e aos expressivos avanços em genômica e mapeamento do melão (Centre de Recerca en Agrigenòmica – CRAG, Barcelona). Além dos resultados diretos da pesquisa, espera-se e formar profissionais com experiência internacional, em nível de doutorado, proporcionada pelas missões de pesquisa da Dra. Ana Montserrat Martín-Hernández ao Brasil e pelo envio de estudantes brasileiros para estágio doutorado sanduíche no CRAG, proporcionando a integração de oito pesquisadores brasileiros, 4 estudantes da UESC e três pesquisadores espanhóis nessa pesquisa. A coordenação técnica desse projeto está a cargo do Prof. Ronan Xavier Corrêa.
Palavras-chave: Cucumis melo, CMV, análises moleculares, germoplasma, melhoramento genético.
Fonte de financiamento: MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Edital Nº 61/2011 Programa Ciência sem Fronteiras Bolsas no País, Modalidade Pesquisador Visitante Especial.
Instituições envolvidas:
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Proponente)
Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular – PPGGBM
Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA
Consorci CSIC/IRTA/CRAG/Universitat Autònoma de Barcelona, España,
Centre de Recerca en Agrigenòmica – CRAG
Coordenador geral pelo PPGGBM: Márcio Gilberto Cardoso Costa
Coordenador técnico: Ronan Xavier Corrêa
Pesquisadora Visitante Especial: Ana Montserrat Martín-Hernández
Equipe Brasileira: Ronan Xavier Corrêa, Alex-Alan Furtado de Almeida, Carlos Priminho Pirovani, Margarete Magalhães de Souza (UESC); Ioná Santos Araújo, Glauber Henrique de Souza Nunes e Leilson Costa Grangeiro (UFERSA ). Estudantes: Caroline Cerqueira Maciel Maciel (PV), Carina Santana Alcântara (IT) Andressa Vieira de Castro (DS).
Equipe Espanhola: Ana Montserrat Martín-Hernández, Jordi Garcia-Más e Jason M. Argyris (CRAG)