top of page

Seleção 2024.1 - Mestrado e Doutorado

PROCESSO SELETIVO 2024

Edital UESC N. 208/2023 de seleção para ingresso no MS e DS em 2024

https://www2.uesc.br/publicacoes/editais/arquivo/2023/11/208_2023.pdf

Lista de orientadores e temas para projetos de mestrado e doutorado

arquivo anexo

RESULTADO PROCESSO SELETIVO 2024.1

Comunicado 01 - Homologação das inscrições e pedidos de dispensa de provas

Comunicado 02 - Nota da prova escrita e convocação para defesa do projeto

Comunicado 03 - Nota da prova de inglês 

Comunicado 04 - Errata da nota da prova de inglês

Comunicado 05 - Resultado de recursos sobre provas de conhecimentos e de inglês

Comunicado 06 - Escala de defesa de pré-projeto de doutorado

Comunicado 07- Resultado final preliminar todas as etapas da seleção

RESOLUÇÕES relativas ao processo seletivo 2024.1 

Resolução PPGGBM N. 01/2024 - Convocação de candidatos e critérios para heteroidentificação 

Resolução PPGGBM N. 02/2024 - Comissão de heteroidentificação Edital 208/2023

 Processo do Ano Anterior

Terceira Chamada 2023.2

Período de inscrição:  05 a 19 de setembro de 2023

Maiores Informações: através do EDITAL UESC Nº 154/2023

Comunicado 10 – Nota na prova de conhecimento e escala para defesa de pré-projeto de doutorado

Comunicado 12 – Resultado preliminar

Segunda Chamada 2023.2

Período de inscrição: 25 de junho a 13 de agosto de 2023

Maiores Informações: através do EDITAL UESC Nº 86/2023

Anexo I

Contato: pggenetica@uesc.br ou pelo telefone: 73 3680-5183

 Resultados do Processo Seletivo 2023.2

Homologação das inscrições

Comunicado 08 – Nota na prova de conhecimento e escala para defesa de pré-projeto de doutorado

Comunicado 09 – Resultado preliminar

 Resolução PPG GBM No 004_2023 Heteroidentificação Edital86 

 Resolução PPG GBM No 005_2023 Heteroidentifiação edital 86 

Clique aqui e conheça os ORIENTADORES

Edita 146/2022

Resolução PPG GBM 001/2023

Resolução PPG GBM 002/2023

Anexos

Perguntas frequentes

Resultados do Processo Seletivo 2023.1

Homologação das inscrições 

Resultado do Recurso

Comunicado 03 – Nota na prova de conhecimento e escala para defesa de pré-
projeto de doutorado

Comunicado 04 - Julgamento de recurso quanto à nota da prova de
conhecimento de inscrito sob o número *507 

Comunicado 05 – Resultado final preliminar todas as etapas da seleção

Comunicado 06 – Resultado final incluindo cotas

Anexos do edital
  • 1. São quantas vagas disponíveis no doutorado? e no mestrado?
    O número de vagas para cada curso (mestrado e doutorado) tem variado de 7 a 13 bolsas por curso em cada ano. Em 2023, nós temos vagas para atender todos do doutorado e talvez todos do mestrado que foram aprovados neste processo seletivo, porém em datas distribuídas ao longo do semestre.
  • 2. O quadro de vagas por orientador, é o número de vagas?
    O quadro de vagas por orientador pode ser diferente (maior ou menor) do número de vagas (bolsas).
  • 4. Como fiquei nas últimas posições da classificação, ficarei prejudicando no andamento do curso?
    Não há prejuízo para sua formação, exceto uma alteração do cronograma do curso. Nosso programa pode ajustar a essa dinâmica de múltiplas datas de matrícula.
  • 3. Como faço para saber a data que serei convocado para matrícula?
    Considerando o disposto no item 5.1 do edital, e como as bolsas vão sendo liberadas ao longo do semestre, então as convocações para matrícula são feitas na ordem da classificação, evitando que o estudante tenha que começar o curso sem bolsa. Nós estamos aguardando as confirmações de bolsas para anunciar as datas de matrícula de cada classificado. Portanto, deve ficar atento à página do programa na Internet e consultar o programa pelo email oficial: pggenetica@uesc.br O email da comissão de seleção e essa classroom só funcionam bem até o final dessa semana. Depois disso, use o email oficial do PPG
  • Por que a turma não é matriculada em mesma data?
    Vários motivos: (i) após a pandemia, por causa das prorrogações, as agências de financiamento estão liberando as bolsas de forma escalonada, ao longo do semestre; (ii) as defesas dos alunos atuais, liberando bolsas para novos alunos, estão programadas para ocorrer em diferentes dadas, a depender da data que iniciaram o curso.
  • 6. O que acontece se minha matrícula ocorrer no meio de um módulo, com as disciplinas em andamento?
    Como as disciplinas são ofertadas a cada bimestre, e o estudante pode dedicar-se à pesquisa caso perca o começo de alguma disciplina, e cursá-la em outra época em que for ofertada.
  • 7. Posso adiantar algumas disciplinas enquanto aguardo a convocação para matrícula?
    Sim, opcionalmente, a critério do(a) estudante, ele(ela) pode solicitar para cursar disciplina como estudante especial (uma espécie de matrícula em disciplinas isoladas), caso sua data de matrícula esteja programada para meses mais avançados do semestre. Neste caso, é necessário solicitar na secretaria do PPG a matrícula como aluno especial."
  • 6. As provas do processo seletivo podem ser feita em local diferente do local especificado no edital?
    Sim. As provas podem ser feitas em qualquer instituição pública, desde que entregue preenchido e assinado, junto com os demais documentos exigidos para a inscrição, o Termo de compromisso (anexo I do edital) de um professor ou pesquisador da instituição pública se comprometendo em aplicar a prova encaminhada pela comissão de seleção na data e horário previstos no edital e encaminhá-la à comissão de seleção.
  • 5. É necessário autenticar os documentos para realizar a inscrição na seleção?
    Não. Para se inscrever no processo seletivo, todos os documentos devem ser digitalizados. Somente no momento da matrícula é que o candidato aprovado e selecionado deverá levar os seguintes documentos: 1 foto 3x4 Diploma e histórico acadêmico da graduação (ou atestado de conclusão) - cópia e original, para que possamos autenticar RG e CPF - cópia e original, para que possamos autenticar Certidão de quitação eleitoral - pode ser obtida na internet, no site do TSE Formulário de matrícula com as disciplinas que irão cursar no semestre 2020/1 Formulário de matrícula com os dados cadastrais
  • 4. Em que ordem os comprovantes do Currículo Lattes devem ser dispostos?
    Os comprovantes do Lattes devem ser dispostos na ordem do barema de avaliação publicado no edital de seleção.
  • 2. O plano de trabalho deve ser entregue junto com os documentos exigidos para a inscrição no processo seletivo ou pode ser entregue separadamente?
    O plano de trabalho é um documento que faz parte do processo seletivo para o mestrado. Portanto, deve ser entregue junto com os demais documentos exigidos para a inscrição.
  • 3. Os documentos do processo seletivo precisam ser encadernados?
    Não. A partir do processo seletivo de candidatos para as turmas de 2020 a inscrição para a seleção passou a ser online. Assim, o candidato deve preencher a ficha de inscrição online e seguir as orientações do edital para anexar os documentos solicitados no momento da inscrição.
  • 1. Para participar do processo seletivo, eu preciso ter um orientador?"
    Sim. Antes de se inscrever no processo seletivo, o candidato ao mestrado e ao doutorado devem entrar em contato com um dos docentes que possuem vagas disponíveis para o processo seletivo em andamento (a lista com os nomes dos docentes com seus respectivos e-mails e áreas de projeto é publicada na página do Programa, na área do processo seletivo). Se o docente aceitar o candidato, além de dar as devidas orientações para a seleção, deve ainda preencher uma carta de referência sobre o mesmo, e entregar na secretaria do Programa.
  • Como solicitar promoção antecipada do mestrado para o doutorado?
    O discente de mestrado pode solicitar promoção antecipada do mestrado para o doutorado até o seu 18º mês de curso. A solicitação deve ser feita por seu orientador, entregando na secretaria do programa os seguintes documentos: declaração de desempenho elaborada pelo orientador; histórico acadêmico do discente; artigo submetido; comprovante de submissão do artigo.
  • O programa dispõe de verba para os estudantes realizarem atividades fora da região?
    Sim. O programa recebe anualmente da CAPES a verba do PROAP (Programa de Apoio à Pós-Graduação). O discente do programa pode solicitar a verba para realizar coletas de material de pesquisa, experimentos em outras instituições, participar de cursos e eventos no país e no exterior.
  • Em que consiste as disciplinas de Seminários?
    O Programa conta com quatro disciplinas de seminários: 1 - Seminários de temas livres em GBM - destinada a discentes de mestrado, que devem apresentar um seminário com um tema a livre escolha até o 11º mês de curso. Além de realizar o seminário, o discente deve cumprir 23 presenças em seminários, palestras e defesas. Sete dias antes do seminário o discente deve enviar o resumo do seminário e indicar o docente que fará parte da banca avaliadora. 2 - Seminários de qualificação em GBM (mestrado) - os discentes devem apresentar o seminário com o resultado de sua pesquisa, entre 11 e 22 meses de curso. Além de realizar o seminário, o discente deve cumprir 23 presenças em seminários, palestras e defesas.O discente deve enviar o resumo da apresentação e o referencial teórico de sua dissertação no máximo 7 dias antes do seminário, além de informar o nome do docente que fará parte da banca. 3 - Seminários de qualificação (doutorado) - os discentes de doutorado devem realizar este seminário até 18 meses de curso. Normalmente, o coordenador da disciplina organiza um evento no final do mês de julho para que todos os discentes aptos (normalmente os que ingressaram no ano anterior) realizem o seu seminário. O doutorando deverá incluir na apresentação o objetivo geral do projeto de pesquisa iniciado, dados preliminares alcançados, cronograma de execução e estratégias de publicação, incluindo a proposta de estruturação de capítulos e manuscritos para a tese. O seminário será avaliado por uma banca composta pelo orientador do aluno e mais dois professores com título de doutor que não sejam integrantes da comissão de orientação. Além de realizar o seminário, o discente deve cumprir 23 presenças em seminários, palestras e defesas. 4 - Seminários de pré-defesa de tese - destinada a discentes de doutorado, que devem apresentar os resultados de sua pesquisa, além de um artigo (manuscrito, submetido ou publicado), até os 42 meses de curso. O discente deve indicar a banca, que é composta por três membros titulares (incluindo o orientador) e dois suplentes. Além de realizar o seminário, o discente deve cumprir 23 presenças em seminários, palestras e defesas. Para todos: Caso realize suas atividades de pesquisa fora do âmbito da UESC, o estudante pode cumprir essas presenças participando de seminários e palestras em outras instituições, e entregando os comprovantes na secretaria do programa.
  • O que é a atividade de pesquisa orientada?
    Para adicionar uma nova pergunta, vá nas configurações do aplicativo e clique no botão 'Gerenciar'.
  • Como faço para solicitar verba do PROAP/CAPES?
    Deve-se preencher o formulário de solicitação de auxílio financeiro, disponível na seção de formulários, com todos os dados da solicitação, e enviar para o e-mail do Programa, junto com os anexos necessários. Além disso, precisa entregar a versão impressa e assinada na secretaria do Programa (sem os anexos). A solicitação é analisada pelo coordenador do programa, observando o recurso disponível e as políticas internas para liberação de ajuda de custo.
Perguntas frequentes
bottom of page